Projetos

Até o momento, 820 jovens já passaram pelos grupos de adolescentes. Além disso, um total de 75 mulheres estão qualificadas para a produção de cintos, bolsas e acessórios em crochê e tricô inclusive a confecção de bijuterias com sementes, cristais e pedras.

Nos últimos seis anos, passaram pelos cursos organizados pelo DEVAS 3.137 pessoas, homens e mulheres e desse total 82,37% são analfabetos funcionais, não interpretam um frase que são capazes de ler. Conheça os projetos em andamento:

REDE JOVEM DA MARÉ - oficinas sobre sexualidade e gênero, com palestras sobre prevenção de gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, HIVAIDS  e construção da cidadania. Vinte multiplicadores trabalham nas oficinas e no banco de preservativos que, em 2005, atendeu 25 mil pessoas das comunidades de Nova Holanda, Parque União e Parque Rubens Vaz. Financiador: UNESCO - Banco Mundial

LUZ & AÇÃO - oficinas  de uso racional da água e da luz com campeonato de conhecimento nas escolas  da Maré. Financiador: LIGHT

ARTESÃS DA MARÉ - geração de trabalho e renda  com a confecção de acessórios, bijuterias, bordados  e roupas em crochê.  Vamos participar do  Fashion Business, Fashion Rio e ModaFusion da França. Financiador: FIRJAN - Projeto Arte Indústrial.

O FUTURO É HOJE - atende a 126 adolescentes e jovens entre 8 e 24 anos, oferecendo reforço escolar, inclusão digital e atividades culturais, como dança afro, percussão e teatro com esquetes sobre DST/AIDS, violência sexual, uso de drogas e gravidez precoce. Os textos são produzidos pelos próprios integrantes do grupo a partir dos conteúdos das oficinas de negociação da sexualidade.